FALTA REFERÊNCIA E SOBRA O FUTEBOL DE RÓTULOS
Qualquer time de futebol tem que ser analisado na competição em que disputa, comparado aos CONCORRENTES dessa competição.
Afirmar, como fez certo participante deste blog, que não quer se balizar pelos concorrentes é demonstração de distância da realidade.
Não se trata de conformismo, mas de realismo. Para quem já viu tantos craques em nossos campos, hoje vivemos no Brasil a fase mais pobre de nossa história.
Na série B, o Palmeiras tem que ser comparado aos times que disputam com ele a vaga para série A e nessa competição e o integrante com a maior condição técnica, maior potencial e maior estrutura para vencê-la. Basta ter a boa vontade de se informar sobre as condições e elencos de todos os concorrentes.
Na Copa do Brasil, terá que ser comparado aos times que estarão classificados para as oitavas de final dessa competição.
O Palmeiras (e nenhum outro time brasileiro) joga o campeonato espanhol ou a liga dos campeões.
O time do Palmeiras é fraco? Claro que é, se pensarmos no limitado futebol brasileiro de hoje onde os aposentados da Europa voltam para ser destaque nos principais clubes e os jogadores mais habilidosos de criação são estrangeiros.
O Palmeiras está no nível dos demais, caso o critério de avaliação seja o mesmo para todos. Não é masoquismo, é realismo e a tristeza de ver no que se transformou o futebol brasileiro.
Nos tornamos repetidores dos mantras e rótulos impostos pela imprensa, adotando-os como verdades supremas, sem perceber que nos tornamos massa de manobra.
O Grêmio é imortal, o time copeiro!
O Fluminense é time de guerreiros!
Flamengo é Flamengo!
Corinthians é o time da fiel, o time da raça, o melhor elenco!
O São Paulo é o soberano, o time que revela jogadores, mesmo sem ter quase ninguém da base no titular!
O Cruzeiro é o Internacional são sempre favoritos em qualquer competição!
O PALMEIRAS É FRACO!
Entra ano, sai ano, não importa quem sejam os jogadores e os treinadores, os rótulos se mantêm para cada um desses!
A quem interessa manter a baixa autoestima, a desconfiança, o sentimento de derrota permanente no ambiente palmeirense?
Tudo isso já chegou aos gramados e aos times!
Vamos mudar esse jogo?
Estamos no futebol brasileiro onde só um time é analisado com critérios severos e os demais são clubes da Ilha da Fantasia.